Claudemir Pereira

Inteligência Artificial e mais mudanças para o pleito de 2024

Inteligência Artificial e mais mudanças para o pleito de 2024

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

A TAL DE “IA” - Não bastassem as mudanças na legislação eleitoral (a cada pleito há novidades, e 2024 não será diferente) o próximo pleito ainda terá a tal de Inteligência Artificial a rondar partidos, candidatos e eleitores.

 
E como isso acontecerá? Como escreveu alguém, se o combate às fake news é um desafio cada vez mais permanente, as novas possibilidades advindas das “IAs”, com suas ferramentas que permitem, por exemplo, a manipulação de conteúdos, abrem “um campo desconhecido e cheio de incertezas” até que se chegue às urnas eletrônicas. Pooois é.

 

MUDANÇAS - Mas, afinal, que modificações traz, para o pleito de 2024, a lei eleitoral? A formação das federações, experimentada já em 2022, vigoram agora em nível municipal. E isso traz estranhamento, pois se trata de novidade. E não é raro que arranjos nacionais (os que valem) não encontrem correspondência local. Quando isso acontece, dá-se a lambança.

 
Outra mudança, e essa traz efeito fundamental na formação das chapas proporcionais, é a redução do número de candidatos, limitado ao total de vagas mais um. No caso de Santa Maria, cada partido (ou Federação) só pode apresentar 22 nomes. E atenção: a ideia de reforçar a atuação política feminina também obriga que, do total de candidatos, 30% sejam mulheres. Na Boca do Monte, no caso de chapa completa, são oito nomes em 22.


Luneta

Federação

Ainda que não seja imediatamente, é dado como certa a criação de uma nova federação partidária. E provavelmente será após a eleição municipal e antes da geral, de 2026. Estão namorando firme o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin e o PDT (ainda) de Ciro Gomes. Não é por conta de outra razão inclusive que nas comunas, inclusive em Santa Maria, as duas siglas ensaiam uma aliança no pleito de 2024.


E depois?

São hoje três federações em atividade no país. Tomando Santa Maria como exemplo, a Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) é a mais ativa. As outras são as que unem PSDB e Cidadania e PSol e Rede Sustentabilidade. As três têm o seu prazo de validade encerrado depois do pleito de 2024. A questão: quais delas vão renovar contrato? Se fosse hoje, o colunista apostaria apenas na Brasil da Esperança. Mas...


Mês da "traição"

6 de março a 5 de abril. Esse é o intervalo de um mês em que vereadores poderão trocar de partido sem qualquer risco de perder o mandato. E em Santa Maria? Ao longo do tempo, vários nomes foram citados. Quando se aproxima a data, porém, só há uma certeza: Manoel Badke, eleito pelo falecido DEM e compulsoriamente colocado no União Brasil, vai se mandar. Para onde? O Republicanos, ao que tudo indica.


Após o momo

O prefeito Jorge Pozzobom entra em curto período de férias a partir do ano novo. No seu lugar, o vice Rodrigo Decimo assume. E quando ele assina ficha no PSDB e confirma a pré-candidatura a prefeito? Não se sabe, exceto que não será depois de 5 de abril, o prazo máximo conferido pela legislação eleitoral. Se vale uma aposta, será apenas depois do Carnaval, que este ano é na metade de fevereiro.


Para fechar!

Por iniciativa de Valdeci Oliveira e respaldo da Mesa da Assembleia, este colunista recebe, na próxima quarta, dia 3, a Medalha da 56ª Legislatura. Sabe faceirice? É pouco pela honraria que, afinal, lembra os 41 anos de profissão. Que, modéstia às favas, foi exercida sempre com respeito às instituições.


Grato, deputado! Grato Parlamento! E viva a Democracia Representativa e o Jornalismo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em entrevista exclusiva, Pozzobom fala sobre Decimo, eleição, educação, objetivos... Anterior

Em entrevista exclusiva, Pozzobom fala sobre Decimo, eleição, educação, objetivos...

O sonho de consumo do vereador Manoel Badke Próximo

O sonho de consumo do vereador Manoel Badke

Claudemir Pereira